Campanha criada em novembro de 2013 pretende ter plena efetivação neste novo ano.
Conhecida como 'Viver sem Limites', a campanha desenvolvida pelo Governo Federal pretende dar mais oportunidades às pessoas com deficiência, possibilitando uma efetiva inclusão social. A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - ligada à Secretaria de Direitos Humanos - promete intensificar a campanha neste ano, em diversos Estados, como Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal. Surpreendentemente, até agora, São Paulo ainda não aderiu ao projeto.
Segundo resultados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, o País possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Mas, ao lançarmos esse conjunto de iniciativas, estamos pensando numa sociedade mais justa e plural para todos os 190 milhões de brasileiros, afinal de contas quando as pessoas com deficiência estão incluídas, toda a sociedade ganha.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, foi lançado no dia 17 de novembro de 2011 (Decreto Nº 7.612) pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.
O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil. O 'Viver sem Limite' envolve todos os entes federados e prevê um investimento total de R$ 7,6 bilhões até 2014.4.
Na campanha, estão incluídos financiamento para aquisição de produtos (cadeiras, de rodas, próteses, computadores com softwares para cegos etc.), imóveis acessíveis no projeto Minha Casa, Minha Vida e oferta de empregos. |