Quem somos Localização Fale Conosco Mapa do Site Indique um amigo Carrinho

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Seat Mobile do Brasil
Inserção de deficientes no mercado de trabalho recebe certificação no PR

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), por meio do movimento “Nós Podemos Paraná”, o Selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), pelo Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (Pro-PCD). A certificação é um reconhecimento pelo trabalho de inclusão social que a prefeitura vem desenvolvendo desde 2013, que possibilitou, em menos de dois anos, a inserção no mercado de trabalho de 313 pessoas com deficiência.

“Estamos orgulhosos desta certificação, pois ela nos mostra avanços sociais importantes, como pessoas com deficiência tendo seu potencial reconhecido e aproveitado”, disse o prefeito Marcelo Rangel.

O Pro-PCD é desenvolvido pela prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, com o apoio de sindicatos, Associação dos Deficientes Físicos, Centro Pontagrossensse de reabilitação Auditiva e da Fala Geny Ribas, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal do Trabalho e Relações de Emprego, o Sistema S e INSS, parcerias importantes para o seu desenvolvimento.

O Pro-PCD visa promover a sensibilização do processo de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS nos diversos setores produtivos e também a qualificação delas. Segundo o coordenador regional da FIEP, Álvaro Scheffer, que iniciou o programa quando secretário municipal da Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, o programa trabalha com a potencialidade do profissional com deficiência e procura encaixá-lo em setores que possam aproveitar este perfil. “A inclusão do deficiente no mercado de trabalho não pode ser uma hipocrisia. Ele não deve ser colocado no mercado de trabalho apenas para cumprir uma legislação, que cobra cotas. Mas sim devido a sua capacidade, profissionalismo e potencialidade”, disse Scheffer.

Através do Pro PCD, a prefeitura de Ponta Grossa faz uma intermediação eficiente entre o empregador e os deficientes. O programa prevê ainda, através de parcerias, a adequação do ambiente de trabalho, se necessário, para este trabalhador. Em outra ponta, o Pro PCD está montando na Agência do Trabalhador, sob a coordenação de uma assistente social, um banco de dados sobre a mão de obra específica, caracterizando o grau de deficiência, capacidade profissional e instrução de cada um. Estes dados serão cruzados com as informações prestadas pelas empresas e indústrias sobre o perfil profissional desejado.

Embora desenvolvido há pouco tempo pelo município, o Pro-PCD vem chamando a atenção do Ministério do Trabalho, que pretende que pretende implementar o programa em todo o Brasil, tornando Ponta Grossa pioneira neste trabalho. “Este programa não é assistencial, é de aproveitamento de potencialidades”, afirmou Scheffer.


O QUE É O SELO ODM?

O Selo ODM é uma certificação dada pelo movimento “Nós Podemos Paraná” em reconhecimento das boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Este certificação é destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM e, conseqüentemente, com o desenvolvimento local.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é um conjunto de oito objetivos a serem alcançados por meio de ações especificas de combate à fome e à pobreza, associados à implementação de políticas de saúde, saneamento, educação, habitação e de promoção a igualdade de gênero e o pacto para o desenvolvimento. Eles foram definidos em 2000, através de um pacto firmado entre 189 países, durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas. O Pro-PCD entra na categoria pacto para o desenvolvimento.

Fonte:   Portal Prefeitura de Ponta Grossa
 
<< Notícias